segunda-feira, 21 de maio de 2012

Saúde

Vacinação Antirrábica atinge 22% dos animais no DF
Resultado da primeira etapa atende as expectativas da Secretaria de Saúde. Próxima acontece no sábado 26/05.


Cão sendo vacinado na primeira etapa.
Créditos: Divulgação/SES-DF

No último sábado, 19, aconteceu a primeira etapa da Campanha de Vacinação Antirrábica, conduzida pela Diretoria de Vigilância Ambiental (Dival) da Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal (SES-SF). O principal objetivo da campanha é realizar a vacinação de animais domésticos, especificamente cães e gatos.

Esta foi apenas a primeira etapa da campanha, destinada em especial para moradores de áreas rurais do Distrito Federal. A segunda e última etapa acontece no próximo sábado, 26 de maio, entre 9h e 17h, e atenderá em especial a população residente em área urbana.

Saldo

Nesta primeira etapa da de Vacinação Antirrábica, a Campanha foi realizada em 23 localidades do Distrito Federal ao mesmo tempo. Do total esperado de 245 mil animais, de acordo com dados da Secretaria de Saúde, foram vacinados 53.659, entre cães e gatos, o que evidencia 22% (vinte e dois por cento) do estimado. Diante dos dados apresentados na primeira parcial, a Dival espera conseguir vacinar 50% dos animais domésticos do Distrito Federal até o final da campanha de Vacinação, o que está dentro da média estipulada.

Próxima etapa

No próximo sábado, 26 de maio de 2012, será realizada a 2ª  etapa da Campanha de Vacinação Antirrábica, nas cidades da Ceilândia, Gama, Recanto das Emas, Riacho Fundo I e II, Samambaia, Santa Maria e Taguatinga, onde estão disponibilizados 275 postos de vacinação. Cerca de 600 servidores da Secretaria de Saúde irão atuar nesta segunda etapa da Campanha.

O órgão alerta os responsáveis dos animais sobre a importância das vacinas, que tem como objetivo principal erradicar de vez os casos de raiva entre os cães e gatos. O último caso de raiva canina registrado no DF foi em 2001. Em humanos, a doença foi registrada pela última vez em 1978. A lista com os postos de vacinação pode ser encontrada no site da Secretaria de Saúde.

Mais informações:

Para os que perderam a primeira etapa, ainda é possível vacinar seu animal. Para isso, basta levá-lo até a Dival, localizada no Setor de Áreas Isoladas Norte (SAIN), Estrada Contorno do Bosque, Lote 4, Asa Norte. Telefones para contato: 3341-1900e 3341-2456.

Por: Hugo Mendes

Nenhum comentário:

Postar um comentário