segunda-feira, 21 de maio de 2012

Saúde

Boa postura evita doenças do trabalho

Corpo em equilíbrio é harmônico e economiza energia reduzindo desgaste. Temos a tendência de imaginar que uma boa postura corporal é apenas sentar-se de maneira ereta, utilizar anteparos para digitar no computador ou dormir com a cabeça apoiada no travesseiro, no entanto, o processo é bem mais amplo.


Sandra Teixeira tenta manter a postura
durante o trabalho. Foto: Priscila Alves

A postura do ser humano pode ser descrita como a capacidade de manter uma relação entre os segmentos do corpo. Nosso organismo, através do sistema nervoso, realiza vários ajustes sem que percebamos.

E as adaptações do corpo são resultado de economia muscular, porque o sistema nervoso desliga alguns músculos que não estão sendo usados e liga aqueles que estão sendo solicitados com maior frequência.

Quando não mantemos uma postura adequada em nosso cotidiano, ao longo do tempo surgem dores, cansaço, mal-estar e desconforto, exaurindo a energia para atividades mais prazerosas.


Funcionária de órgão público há dez anos, Sandra Teixeira conta que descobriu recentemente uma inflamação em uma das vértebras da coluna por passar cerca de seis horas por dia na mesma posição. Ela dá algumas dicas, como trocar de cadeira com as colegas de trabalho. Ela também sugere colocar o computador em uma distância mais adequada e ao atender ao telefone evita ficar com os braços na mesa.

De acordo com Valeska Pinto, chefe do serviço médico do Ministério do Desenvolvimento Indústria e Comercio Exterior, essas doenças são indiferentes à idade ou sexo, estão relacionadas a posturas incorretas, principalmente para quem trabalha no computador. Cadeiras mal posicionadas e muitas horas realizando o mesmo movimento são atitudes que facilitam a dor.

Valeska Pinto, chefe do serviço médico
do MDIC. Foto: Priscila Alves.


O uso de saltos altos, de acordo com os especialistas, reduz o trabalho do calcanhar na sustentação do corpo e aumenta a participação da ponta dos pés. Se o salto for muito alto a consequência será mais esforço e cansaço.

Para evitar, devem-se verificar as condições de trabalho e adaptá-las no que for preciso. Por isso, ande o mais ereto possível, encaixe os ombros para trás e olhe acima do horizonte ao andar.


Assista aqui ao vídeo com dicas de postura. Fonte: Youtube.

Por: Priscila Alves, Antonio Eduardo Maciel e Thayara Cristine.

Nenhum comentário:

Postar um comentário