segunda-feira, 28 de maio de 2012

Emprego

Redes Sociais no trabalho. É permitido?


Facebook é o líder de acessos. Fonte: GentisPanel.

O MSN, o Twitter, o Facebook e o Orkut são algumas das redes sociais mais utilizadas por milhares de pessoas. No entanto, no trabalho, elas podem ser as vilãs do bom desempenho. Algumas empresas necessitam do recurso como ferramenta de trabalho e outras temem que os funcionários utilizem os sites de relacionamento somente para conversas pessoais.


De acordo com uma pesquisa feita pela GentisPanel, uma empresa de consultoria de mercado, o uso das redes sociais no ambiente de trabalho é aceito por 55% dos executivos brasileiros. Algumas empresas destacam que o networking feito entre os profissionais via redes sociais possibilita a geração de novos negócios para a companhia, além de aliviar o stress e proporcionar relaxamento e descontração no ambiente de trabalho.


Patrícia Freire é contra o bloqueio.
Foto: arquivo pessoal.

Várias empresas consideram que liberar o acesso às redes sociais pode interferir no rendimento dos funcionários, fazendo com que trabalhem menos. Para lidar com essa situação, algumas instituições preferiram não bloquear totalmente o acesso a esses sites, liberando cotas de uso diárias.

Mas o que acham os principais interessados na liberação ou proibição do uso das mídias sociais- os empregados? Patrícia Freire, jornalista, 23 anos, diz seu ponto de vista sobre o assunto: "Aqui no trabalho nós precisamos acessar as redes sociais, monitorar o que acontece na rede, mas de um tempo pra cá, cortaram esse nosso acesso. Eu achei ridículo! Como uma área de comunicação não pode acessar as mídias?! Tem gente que acaba abusando do livre acesso, mas para alguns é essencial esse acesso. Tudo bem feito e bem usado é válido”.

Andressa Gomes e a favor do
bloqueio. Foto: arquivo pessoal.
Assim como tem gente que acha abusiva essa tática, há quem concorde com ela. Andressa Gomes, administradora de empresas, 26 anos, diz: "Eu acho válida a intenção de tentar educar os funcionários no uso da internet, mas tem gente que não aprende. Trabalho com uma pessoa que passa o dia no facebook postando coisas idiotas e fotos das filhas delas, ela não trabalha e nem me deixa trabalhar direito. É em função de pessoas assim, que todos acabam perdendo o direito ao uso das mídias nos locais de trabalho. Depois dessa experiência passei a ser a favor de bloquear o acesso às mídias sociais nos locais de trabalho".  

De acordo com especialistas, as ferramentas podem, sim, atrapalhar, mas também podem ajudar o funcionário a ter ideias e a ser mais produtivo. Para isso, porém, é preciso conscientização. Deve existir uma ação educacional por parte das empresas, que podem oferecer recomendações para os funcionários sobre posturas e comportamentos em relação às redes sociais e como usá-las com responsabilidade.


Por: Fernanda Lima e Marina Waski




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