segunda-feira, 21 de maio de 2012

Cultura

Crianças e a Internet: qual o limite?

Segundo pesquisa realizada pelo Instituto Ibope, divulgada recentemente, cerca de 40% das crianças usam a internet sem adultos por perto. As crianças com mais de 11 anos passam quase 18 horas por mês na internet. A psicóloga especialista em desenvolvimento infantil Stela Lobato orienta os pais quanto ao comportamento dos filhos na rede.

Stela Lobato. Foto: divulgação.
A especialista diz que o tempo que a criança deve gastar na internet e o conteúdo que ela acessa devem ser gerenciados pelos pais. “O tempo deve ser proporcional à idade da criança. Ou seja, quando muito pequena ainda, menos tempo e freqüência. O tempo vai aumentando gradativamente, na medida em que a criança vai crescendo. Cerca de 15 a 20 minutos por semana para uma criança pequena é suficiente”, orienta.

Para Rayana Castro, mãe de Lucas, de 11 anos,  o tempo na frente do computador é limitado. As razões vão desde o receio de que Lucas acesse conteúdo impróprio até a preocupação com a saúde dele. “Nós, que trabalhamos muito tempo na frente do computador, sabemos que o monitores forçam a visão, cansam os olhos e nos desestimulam a fazer outros exercícios e conquistar habilidades. Ficar o dia inteiro no computador impede que a criança brinque”, acredita.

Para os pais que trabalham o dia inteiro e não tem como controlar o tempo e o conteúdo de acesso dos filhos, Stela recomenda bloquear os sites. “É fundamental acompanhar o que seus filhos fazem. Estabeleça, portanto, o horário para o uso do computador para aquele período em que estará junto da criança. Aproveite para brincar junto. Caso sejam crianças maiores, oriente-as”.

Nas redes

Nas principais redes sociais – Facebook, Orkut e Twitter -, o número de usuários infantis cresceu de 500 mil para 3,5 milhões de crianças, em setembro de 2011, comparado ao mesmo período de 2010. De acordo com o estudo, as crianças brasileiras, usam mais as redes sociais que as de outros países. Aproximadamente 11% do total de meninos e meninas de 2 a 11 anos usam esses sites no Brasil, quando a média em outros países não ultrapassa 7%.


Já o levantamento realizado pela TNS Research International – encomendada pelo jornal Valor Econômico - revela que 89% do público infantil - entre 6 e 12 anos - usa as redes sociais para trocar mensagens com os amigos. Para 86% dos internautas mirins, participar dos jogos disponíveis nas redes também é uma motivação, seguida pela visualização dos perfis dos amigos. Entre as crianças com perfil nas redes sociais, a preferência é pelo Orkut, do Google, usado por 89% do público, seguido pelo Facebook, 70%, e o Twitter, 30%.

 




Por: Rannyele Andrade

Nenhum comentário:

Postar um comentário