segunda-feira, 14 de maio de 2012

Cultura

Uma garagem que guarda livros
Biblioteca comunitária incentiva o hábito de leitura entre as crianças da comunidade

A Biblioteca Comunitária Livros de Garagem completou dois anos de existência e continua a todo vapor. O sonho que começou com a simples vontade de incentivar as crianças do bairro a conhecerem o mundo mágico da leitura e que atraía amigos e vizinhos para as rodas de debates hoje é um exemplo de cidadania reconhecido na cidade.

O espaço escolhido para colocar o projeto em prática foi a garagem da própria casa, que fica na quadra 401, na Samambaia Norte, e é lá que os amantes dos livros se encontram. A biblioteca ainda é pequena, mas já conta com um acervo de 400 livros, dentre outros que ainda não foram catalogados.

O responsável pela iniciativa, Domício Chaves, explica que a biblioteca é mantida com livros doados pelos moradores da cidade, que começaram a fazer as doações assim que souberam da abertura do projeto. Além dos livros, a biblioteca oferece curso de língua inglesa, ministrado aos sábados, rodas de leituras e interpretações de textos voltados às virtudes humanas, educação ambiental, poesia e literatura.

Gastos

O projeto cultural envolveu toda a família de Domício e sobrevive com recursos do próprio idealizador, que assume as despesas com a manutenção do espaço e preparação de lanches para os usuários que participam das rodas de leituras e atividades nos finais de semana. “É gratificante ouvir das crianças que devido ao trabalho que realizamos na biblioteca estão tirando melhores notas na escola. Sinto-me útil em poder ajudar, por meio da leitura, a mudar o destino desses meninos”, conta.

Também existem planos de criar uma programação específica para os pais. “Podemos trabalhar com eles, induzindo-os a tomarem apreço pela leitura e pelo conhecimento, para, além disso, poderem auxiliar seus filhos nos deveres de casa”, ressalta.

Baixa leitura

Segundo pesquisa recente realizada pelo Instituto Pró-Livro em parceria com o Ibope Inteligência, o número de brasileiros considerados leitores caiu de 95,6 milhões (55% da população estimada), em 2007, para 88,2 milhões, em 2011. O levantamento revela que o hábito da leitura não é uma constante entre os brasileiros. A pesquisa foi realizada entre 11 de junho e 3 de julho de 2011 e ouviu 5.012 pessoas, com idade superior a cinco anos de idade, em 315 municípios. A margem de erro é de 1,4 ponto percentual. Foram considerados leitores aqueles que haviam lido ao menos uma obra nos três meses que antecederam a pesquisa.

Serviço

Quem quiser doar livros, em bom estado de conservação, para a Biblioteca Comunitária Livros de Garagem, pode entregar as doações no local – quadra 401, conjunto 26, casa 10, Samambaia Norte –, ou ligar para o telefone (61) 3358-6798.


Opinião
Por Cláudia Cunha

As bibliotecas comunitárias montadas nas periferias das cidades são uma importante ferramenta de mobilização. Através delas, a comunidade se une em torno do mesmo objetivo. Com mais acesso à informação de qualidade, os jovens crescem com o senso crítico melhor apurado e constroem argumentos para lutar pelas mudanças necessárias à sua cidade e, até mesmo, ao seu país.

Para a comunidade, a biblioteca é mais que contato com livros é um ambiente ideal para a construção do caráter desses jovens e apoia suas atividades estudantis extracurriculares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário