segunda-feira, 14 de maio de 2012

Saúde

Benefícios da atividade física


A prática regular de exercícios físicos acompanha benefícios que se manifestam sob todos os aspectos do organismo humano. Pois traz um fortalecimento esquelético-muscular que auxilia na força, flexibilidade dos ossos e articulações. Em crianças, ajuda no desenvolvimento da atividade motora. Além de todos esses benefícios, a atividade física é uma grande aliada na hora de eliminar aquelas “gordurinhas” indesejadas, pois com a prática a eliminação de percentual de gordura é garantida.

O ideal é praticar exercícios três vezes por semana.
Foto: Antonio Cruz/ABr

Mas, para o educador físico Rafael Rosa, não podemos esquecer que a atividade física traz não só benefícios na aparência física, mas para a saúde também. E ter uma vida saudável, para ele, deve ser o principal objetivo. Praticar atividades físicas regulares reduz o colesterol, melhora o sistema imunológico, combate a diabete, hipertensão arterial e outros.

Para ele, a atividade física pode ser realizada em vários lugares como: academia, parques, escola e em casa. O resultado, entretanto só vem quando se pratica no mínimo três vezes por semana durante 30 minutos, regra válida para pessoas de qualquer idade.

Alongamento
O profissional faz um alerta quanto ao cuidado do alongamento antes de realizar qualquer atividade física. A falta desta prática pode trazer alguns problemas a saúde. “As lesões podem ocorrer por gestos motores realizados incorretamente, onde as posturas incorretas colocam a coluna vertebral e as articulações em descompensação de cargas, gerando riscos de lesões articulares e desvios posturais da coluna. E a sobrecarga na rotina de treino, onde se treina sem permitir que o corpo se recupere adequadamente, leva o corpo à fadiga gerando, assim, a síndrome de super treinamento (overtraining)”, alerta o especialista.


Por: Camila Rosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário