segunda-feira, 28 de maio de 2012

Educação

Bibliotecas Rurais chegam ao centro do Rio Grande do Sul
Dez comunidades rurais no município de Santa Cruz do Sul recebem mais cinco biblioteca rurais do Programa Arca das Letras nesta terça-feira (29)

As comunidades rurais de Cerro Alegre Baixo e Alto, Arroio do Couto, Malhada, Capão da Cruz, Dona Josefa, Linha Rio Pardinho e Entrada, João Alves, Alto Paredão e Linha Nova contarão, todas em Santa Cruz do Sul, que, agora, passará a ter 16 bibliotecas.

Foto: divulgação/MDA
Aproximadamente, cinco mil famílias são beneficiadas com o acesso à leitura no campo, através do programa, no município. “Vejo o livro como uma das forças que move o ser humano e imprescindível para a formação e interação do sujeito”, diz Marli Silveira, diretora do Departamento de Cultura de Santa Cruz do Sul.
Por: Sandra Cecília


O programa é mantido pelo governo federal e incentiva a leitura no campo, com a implantação de bibliotecas e distribuição de acervos adequados a cada necessidade e interesse das comunidades rurais. Também capacita os agentes de leitura  voluntários,  que são moradores escolhidos pelas próprias comunidades rurais.

A doação é resultado de uma parceria entre o Ministério do Desenvolvimento Agrário e a prefeitura de Santa Cruz do Sul. “O Arca das Letras se efetiva basicamente em uma grande rede de parcerias, que se inicia na doação dos livros, as prefeituras direcionam e o voluntariado dos agentes firma o processo”, sintetiza a coordenadora nacional do Programa Arca das Letras, Cleide Cristina Soares.

Além da entrega dos livros, também haverá a diplomação de dez novos agentes de leitura que vão atuar nas novas bibliotecas, além de proporcionar o encontro entre os agentes que já atuam nas comunidades de Santa Cruz do Sul. Todos receberão novas instruções para incrementar técnicas de incentivo e mediação da leitura.

Para Marli, as bibliotecas rurais encurtam o caminho entre o campo e a cidade. “Em Santa Cruz do Sul há uma enorme distância física entre o centro e o meio rural. Ações como esta aproximam os cidadãos, gerando comunhão”, explica Marli.
Leitura aprimora técnicas do campo

Uma característica que une essas comunidades é a presença da fumicultura. Por este motivo os livros que foram requisitados pelas comunidades buscam orientações e cuidados que devem ser tomados na execução deste manejo.

Além disso, foram selecionadas publicações que possibilitem o conhecimento  de temas como diversificação de cultura e agroecologia, considerando que o cultivo de fumo é de alto risco para os agricultores e sua família devido ao elevado grau de agrotóxico utilizado no plantio.

Conheça mais sobre o Arca das Letras:






Nenhum comentário:

Postar um comentário