segunda-feira, 14 de maio de 2012

Emprego

A influência das redes sociais no mercado de trabalho

As redes sociais vêm ganhando bastante espaço no mercado de trabalho aqui no Brasil. Algumas redes pessoais que trazem entretenimento estão sendo muito utilizadas dentro do campo profissional, como Facebook, Orkut, Twitter e outros. Além de ferramenta para a divulgação da empresa e de seus produtos, podem ser utilizadas como método de recrutamento de funcionários por parte de empresas que vasculham os perfis de candidatos nas redes sociais e usam as informações disponíveis para filtrar profissionais.

As redes sociais oferecem um espaço exclusivo para a divulgação de currículos e vagas de emprego. Hoje, já existem plataformas específicas para relações profissionais, como é o caso do LinkedIn.


Vânia de Souza. Foto: Arquivo/Faciec.

Segundo Vânia Balbino de Souza, coordenadora da Assessoria de Comunicação da FACITEC, “essas redes revelam dados importantes sobre quem é a pessoa a ser contratada, pois mostra a personalidade do entrevistado, sua inteligência emocional, sua postura frente a empregadores anteriores, se existem comentários discriminatórios, se há fotos provocativas, enfim, faz uma exposição tão grande que, muitas vezes, o candidato é eliminado antes mesmo de passar por uma entrevista”.

Certos processos seletivos são marcados por consultas às redes sociais e é cada dia mais frequente o hábito de empresas monitorarem seus próprios funcionários em rede.

Para o universitário Hugo Mendes, as redes sociais são uma boa opção para quem procura emprego. Ele mesmo já conseguiu um emprego assim: “Através de um perfil no twitter e por meio de um grupo de amigos ligados nas redes, eu fui indicado a alguns cargos. Um amigo meu que tem uma empresa de comunicação faz isso: lança sua vaga existente primeiro nas redes, não achando ninguém eles entram em contato com  o CIEE ou outra agência.”

Para Rodrigo Vieites Borges, jornalista responsável pelas mídias sociais do Banco de Brasília, os usuários das redes sociais devem ficar atentos ao seu perfil. “Muitas oportunidades de emprego estão nas redes. Pessoas dinâmicas e cuidadosas têm grandes chances de serem bem vistas pelas empresas que fazem sua busca na rede”, acrescenta.

Saiba mais sobre o uso das redes sociais por empresas (via Youtube):



Por: Fernanda Lima e Marina Waski

Nenhum comentário:

Postar um comentário