quinta-feira, 10 de maio de 2012

Economia

Artesanato sustentável será exposto em São Paulo

Mais de 2 mil artesãs da agricultura familiar de 16 estados brasileiros serão representadas na 28ª Feira de Negócios da Associação Paulista de Supermercados - Feira Apas 2012, que ocorrerá entre os dias 07 de 10 de maio na Expo Center Norte, em São Paulo.
Essas artesãs integram o Programa Talentos do Brasil que foi desenvolvido em 2005 pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e visa promover a geração de emprego e renda e, ainda, agregar valor à produção de grupos de artesãos rurais.

Durante a feira as artesãs vão apresentar ao público - nacional e internacional - ecobags da nova campanha “Eu Amo o Brasil”, que faz alusão ao momento pré copa do mundo que o país vive. Outros produtos como sousplat - descanso de prato semelhante a um jogo americano -, porta guardanapos e toalhas bordadas, todos igualmente ecológicos, também estarão expostos.

Palha de palmeiras como o buriti e o tururi, coco e palha de babaçu, cipós, couro de peixe, sementes, sisal, sobras de madeira, bagaço de cana, algodão orgânico, lã de carneiro, crina de cavalo e pedras preciosas. Esses são alguns itens utilizados como matéria-prima pelos associados, oriundos da biodiversidade brasileira, que agregados às  técnicas tradicionais dão vida aos artigos de moda e utilitários diversos.

Patricia Mendes, coordenadora geral do Programa Talentos do Brasil, está otimista. “A expectativa é ampliar as negociações com a rede varejista. A Cooperunica está preparada para atender a demanda dos supermercados, pois além de produtos de qualidade ela possui metodologia que possibilita a implementação de ferramentas gestoras”, afirma.

Criada em 2009, para dar apoio jurídico às artesãs do programa, a Cooperunica – Cooperativa Marca Única, é um dos dez empreendimentos que vão expor seus produtos no estande que o MDA ocupará na Feira e terão a oportunidade de inserir e ampliar a oferta de seus produtos nas redes de varejo.

Desenvolvimento sustentável do Brasil para o Mundo

Os 18 grupos produtivos, que formam o Talentos do Brasil e a Coperunica, já tiveram a oportunidade de participar e divulgar seus trabalhos em eventos nacionais e internacionais, como a Feira Nacional da Agricultura Familiar e da Reforma Agrária (Fenafra), o Paris Prêt-à-Porter e em diversos desfiles de moda. Em março passado, essas riquezas feitas à mão por agricultoras familiares foram levadas à maior feira de produtos naturais dos Estados Unidos, a Expo West – Natural Products, em  Anaheim, no estado da Califórnia.

Além disso, por meio de intercâmbio, as artesãs mantêm contato com grupos de outros países, o que possibilita a troca de experiências. “Nós temos o intercâmbio Brasil-Moçambique e a história mostra que a técnica é usada há muitos e muitos anos também na África”, informa Maria Joelma da Silva, artesã e diretora financeira da Cooperunica.

Maria Joelma faz parte do grupo produtivo Cá e Lá, dos municípios baianos de Entre Rios e Mata de São João, onde, pelas mãos de 296 artesãs de seis associações, a palha de piaçava se transforma em carteiras, bolsas, chapéus, porta-moedas, chaveiros, jogos americanos e sousplats.

O programa viabilizou a profissionalização do extrativismo que faz parte da cultura da região, gerou renda e agregou valor ao trabalho manual sustentável. "Participar de uma feira nacional foi como  subir mais um degrau. Mas participar de uma feira nos Estados Unidos foi o maior orgulho de nossa vida”, comemora.

Expectativas para 2012

Ainda segundo a coordenadora Patricia Mendes, 2012 representa mais um ano de expansão das ações do programa. Estão previstas chamadas de seleção de grupos, com portfólio, voltados para a sociobiodiversidade brasileira. As datas e os regulamentos serão divulgados a partir da confirmação.

Os produtos do Talentos do Brasil podem ser adquiridos por meio da loja virtual do programa. Para mais informações  acesse a página do MDA ou escreva para talentosdobrasil@mda.gov.br.

Por: Sandra Cecília

Nenhum comentário:

Postar um comentário