segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Esportes

A corrida como o caminho da saúde
Corrida de Rua é o segundo esporte mais praticado no Brasil


Já observou que quando uma pessoa abusa das refeições de fim de semana logo surge aquele sentimento de culpa, e essa mesma pessoa diz que vai iniciar uma atividade física na segunda-feira, e sabe qual é o exercício mais lembrado? A corrida.

Sim, a corrida, por ser um esporte fácil de ser praticado bastando apenas ter um par de tênis, um traje adequado, gozar de boa saúde e, acima de tudo, ter disposição para encarar os primeiros metros.

Por ser um esporte que traz muitos benefícios para saúde, é quase que unânime nos consultórios dos profissionais de medicina recomendarem a todos seus pacientes essa iniciativa esportiva. Assim, correr melhora a respiração, fortalece o coração, tonifica os músculos e evita a perda óssea. Além disso, a corrida faz com que o cérebro produza e libere uma série de substâncias, entre elas a endorfina, as quais são responsáveis pela sensação de bem-estar e prazer. Uma vez que o corpo se acostuma a receber o estímulo que provoca boas sensações, fica estabelecida uma espécie de dependência, ou seja, o organismo sente falta dessas substâncias liberadas pelo exercício.


Foto: jornal.net


A corrida proporciona benefícios que vão além dos exercícios físicos. Ao correr, é possível desfrutar da paisagem, do sol, da natureza trazendo uma sensação de bem-estar tanto para o corpo quanto para mente. Assim, dentre os hábitos de lazer do homem urbano, cresce mais a prática da chamada corrida de rua, já sendo reconhecida a expansão dessa modalidade esportiva.

Deve ser esse o motivo principal que, no Brasil, a corrida de rua é o segundo esporte mais praticado, depois - é claro - do futebol, segundo a Deloitte, uma das maiores organizações de consultoria e auditoria do mundo. Estima-se que são aproximadamente 4,5 milhões de corredores espalhados pelos cinco cantos do país. Geralmente quem pratica o pedestrianismo - nome dado à prática desta modalidade esportiva – não começa somente com objetivo de se livrar de uns quilinhos a mais, mas também por recomendações médica, que nesse caso é em sua maioria.

Brasília

De acordo com os próprios corredores amadores ou profissionais, a capital federal é o melhor lugar para se correr. Os brasilienses contam com um parque urbano, ruas ampliadas, avenida que nos fins de semanas são fechadas.

Por aqui também se organizam mais eventos desta modalidade que em qualquer outra cidade, são aproximadamente três por fim de semana. No próximo final de semana, por exemplo,

Ou seja, tem corrida praticamente o ano todo, inclusive em tempo chuvoso, onde as condições adversas ficam mais vulneráveis. Mais nada diss impede que os brasilienses calcem seu tênis e saiam por aí.

Por: Alex Almeida

Nenhum comentário:

Postar um comentário