segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Economia

Horário de verão será o mais longo desde 1985
Sudeste, Centro-Oeste, Sul e Bahia adiantaram em uma hora os relógios

O horário de verão vai trazer uma economia para o país entre R$ 75 milhões e R$ 100 milhões, segundo estimativa do Operador Nacional do Sistema Elétrico [ONS]. O horário de verão terá 133 dias de duração e é o mais longo desde 1985, segundo o Operador. Ele ocorrerá este ano em três regiões brasileiras - Sudeste, Centro-Oeste e Sul - mais o estado da Bahia, adesão pedida pelo governador do estado, Jaques Wagner, para manter-se junto ao horário de Brasília. A economia estimada será de 4,6%, ou o equivalente a 2.650 megawatts (MW).

A maior redução deverá ocorrer na Região Sul (4,9%), correspondendo a 600 MW. Isso significa, segundo o ONS, 75% da demanda de Curitiba (PR) ou três vezes a de Florianópolis (SC). Nas regiões Sudeste e Centro-Oeste juntas, a diminuição projetada do consumo é 4,6% e corresponde a 2.050 MW, ou duas vezes a demanda de Belo Horizonte e duas vezes e meia a de Brasília.


Brasília e mais 11 estados aderiram ao horário de verão
foto: site vilaplanalto.com

Dentro das residências o grande vilão é o chuveiro elétrico. Segundo o Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica da Eletrobras (Procel), ele responde por 24% do valor da conta de luz de uma residência. Lâmpadas incandescentes e a função stand by dos aparelhos eletrônicos também são grandes consumidores de energia.

Adaptação

A população sofre com a adaptação, alguns demoram de uma a duas semanas para se acostumar e outras nunca se acostumam. Para Nathália Marinho, operadora de telemarketing, a rotina de acordar às 5 horas da manhã sempre se complica com o horário de verão. “Na primeira semana lembro que coloquei o celular para despertar cinco vezes, quase não acordo”, disse. Nathália diz ainda que tem dificuldades para se adaptar ao horário de verão. “É muito ruim. Quando eu começo a me acostumar ele [o horário de verão] termina”, brinca. Já Francisco de Salles, mecânico, comenta que com o horário de verão ele tem mais tempo para se divertir no final da tarde. “Saímos e ainda está claro, dar pra curtir um barzinho no final do expediente com a galera do serviço e amigos. Sempre gostei, queria que fosse o ano todo”, afirma.

O horário de verão, que começou no dia 16 de outubro, vai até 26 de fevereiro do próximo ano.

Por: Ivo de Sousa

Nenhum comentário:

Postar um comentário