segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Economia

Comerciantes brasilienses abrirão vagas temporárias neste fim de ano
Mais de metade de das empresas  vão contratar. 100% das lojas de departamento farão recrutamento.

Final de ano é sinônimo de aumento nas vendas, já que o Natal é data mais lucrativa entre os 12 meses - principalmente para as empresas de varejo. Focando nisso os comerciantes do Distrito Federal começaram a reforçar o quadro de funcionários. Segundo levantamento realizado pela Federação do Comércio do Distrito Federal, Fecomércio, 54% dos empresários do setor farão o uso de mão de obra temporária no período. Em 2010, este índice foi de 28,8%.

Foto: Rafael Silva
O levantamento mostra que o número ainda pode aumentar, tendo em vista que 7% dos entrevistados estão indecisos. A pesquisa ouviu 212 lojistas de dez segmentos entre 3 e 7 de outubro de 2011. Bruno Lopes, funcionário da loja de departamento Americanas,  diz que “todas as lojas da rede Americanas farão contratações, com possibilidades de efetivação.”

De acordo com a pesquisa, os empresários de lojas de departamento são os mais propensos a contratar funcionários temporários. Todos eles responderam que irão ampliar o quadro funcional. São seguidos pelos comerciantes de Calçados (83% vão contratar), Perfumaria (80%), Material Esportivo (71%), Livraria (67%) e Supermercado (53%). Entre os que não vão contratar, 74% afirmaram que as equipes estão completas; 19% só contratam definitivamente; 4% não contratam por ignorar alterações no movimento; e 3% trabalham apenas com Jovem Aprendiz.

Em relação aos empresários que abrirão vagas temporárias, 5% iniciaram a contratação na segunda quinzena de setembro, enquanto 18% contratarão na primeira quinzena de outubro e 25% empregarão a partir da segunda quinzena do mesmo mês. Outros 36% pretendem contratar somente na primeira quinzena de novembro e 14% contratarão na segunda quinzena do penúltimo mês do ano. Apenas 2% iniciarão a contração em dezembro.


Qualificação

O Instituto Fecomercio está com inscrições abertas para 4 cursos na área de logística. Os cursos têm carga horária de 15 horas e são ministrados por consultores credenciados e cadastrados no Instituto Fecomercio.  Os participantes recebem certificados, apostilas e material de apoio. Os cursos são realizados no Instituto Fecomercio, localizado no SCS Qd. 06, Edifício Jessé Freire, 6º andar. Inscrições e informações: (61) 3962.2015/ 2005 ou www.cursosif.com.br

Por: Rafael Silva



Nenhum comentário:

Postar um comentário