segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Cultura


Chuva e raio no 5º Festival República do Blues
Realizado nos dias 14, 15 e 16 de outubro, mesmo com imprevistos, evento consolida sucesso de público

Banda Língua Preta. Foto: divulgação
É consagrado o sucesso do evento Festival República Blues. Desde 2004, ano da sua primeira realização, o Festival se transformou continuamente para atender cada vez mais o gosto do público. Este ano a quinta edição proporcionou aos brasilienses uma estrutura completa com praça de alimentação, banheiros químicos, lixeiras feitas de garrafa PET e forte esquema de segurança. Após um breve intervalo e uma reformulação em seu formato, o evento conta hoje com um público cada vez maior. Em sua terceira edição, em 2009, recebeu 15.000 pessoas.

Igor Prado. Foto: divulgação.
No ano seguinte, 17.000 pessoas compareceram. Essas duas últimas edições foram realizadas no Complexo Cultural Funarte. A edição 2011, que aconteceu no Complexo Cultural da República na Praça do Museu Nacional, mesmo com tempo ruim proporcionou momentos memoráveis de boa música e divertimento. O acesso gratuito do público presenteia a cidade com cultura de forma democrática. “Estou achando ótimo esse festival, porque a cultura do blues não é muito explorada em Brasília. Ela chega pouco às novas gerações”, disse a publicitária Heloísa Checheliski, 25 anos.

Na noite de sexta feira um raio atingiu o centro da capital e queimou geradores e equipamentos do evento. A apresentação da Brazilian Blues Band foi forçadamente interrompida e adiada para o dia seguinte. No sábado, a chuva não espantou a empolgação do público. Uma estrutura de tendas que atenderam mais de 3 mil pessoas que prestigiavam o evento.
 
O cantor Igor Prado, vocalista da banda homônima, não disfarçou a empolgação: “Viemos de São Paulo e lá não existe nada parecido com isso aqui”. A plateia aproveitou o evento que na noite de sábado terminou quase ao nascer do sol. Nessa edição, o Festival homenageou os 40 anos sem Janis Joplin e Jimi Hendrix, e os 10 anos sem Cássia Eller. A presença de artistas brasilienses foi marcante, dentre eles a Banda Língua Preta e a Cantora Ninih Junho que se apresentaram no domingo, último dia de Festival.


     
Nanih Junho. Foto: divulgação.

Saiba mais sobre o evento aqui.



Por: Cristiane Damacena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário