segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Cidades

2° Marcha contra corrupção ocupa a Esplanada

Manifestantes ocuparam a Esplanada dos Ministérios
A Marcha Contra a Corrupção teve uma segunda edição no dia 12 de outubro com o inicio às 11h, com o tema “Ficha Limpa, e Voto Aberto”. Mais de 20 mil pessoas estiveram presentes na manifestação que contou com um público variado de jovens, crianças, idosos e cliclistas. A passeata teve saída do Museu Nacional, percorrendo toda a Esplanada dos Ministérios com concentração na Praça dos Três Poderes. Os manifestantes pararam em frente ao Congresso levantando uma grande vaia.

Segundo o estudante Marcos de Souza (20), a marcha é um meio que traz visibilidade, tirando a população da acomodação. “[Serve] para mostrar que estamos insatisfeitos com o tipo de política que vem tendo no Brasil”, disse Marcos.



O movimento contra a corrupção é apartidário, ou seja, não levanta nenhuma bandeira de partido político. “A única bandeira que levantamos é a bandeira do Brasil”, expressa Rodrigo Silva, um dos organizadores do evento. Durante a caminhada, uma bandeira do P-SOL, foi levantada sendo rejeitada logo em seguida por todos os manifestantes, que expulsaram o simpatizante do partido com de vaias e gritos.

À frente da marcha estavam jovens estudantes com caras pintadas de verde e amarelo, segurando vassouras e sendo seguidos por outros que seguravam uma gigantesca bandeira brasileira. Eles gritavam em coro: “Eu não sou otário é do meu bolso que saí o seu salário” (mensagem para os políticos corruptos). O povo como sinal de revolta estava todos vestido de preto, cor que simboliza o luto pelos desvios milionários feitos por políticos, que ficam impunes enquanto o sistema de saúde e educação brasileiro estão decadentes.

“A marcha vai pode diminuir a corrupção, mas esta roubalheira sempre vai existir, mas vale a pena se mobilizar mostrando que a nossa atitude pode fazer alguma diferença”, afirma a estudante Raquel Lourenço (14).

Por: Stephanie Rorigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário