segunda-feira, 4 de junho de 2012

Tecnologia

Uma boa descoberta
Que o Orkut, facebook, twitter caíram nas graças das pessoas não é novidade        nenhuma! A novidade está na inclusão digital das empresas nos perfis sociais

O que era até então visto como um mundo fechado de adolescentes e pessoas antenadas, hoje é um vasto campo para marketing e estratégias comerciais. O marketing digital é uma realidade para o mercado brasileiro. De acordo com segunda edição da Pesquisa Marketing Visão 360º, realizada pelo Mundo do Marketing em parceria com a TNS Research International, 90% das empresas – nacionais ou multinacionais – realizam ações de Marketing no ambiente online.

Grandes empresas passaram a fazer parte das mídias sociais como estratégias de marketing, afinal de contas nada melhor que ter todo o seu público online, e com um custo muito mais baixo que uma propaganda em horário nobre na televisão. Além disso, são necessários profissionais habilitados para responder as queixas, para resolver uma reclamação e até mesmo para tirar dúvidas dos consumidores. Vale a pena lembrar que assim como o perfil na rede pode ser uma vantagem, se for mal trabalhado pode acabar virando um problema.

Mas como fazer para ter uma imagem positiva perante seus consumidores? É simples! Basta não omitir informações importantes, não mentir e acima de tudo não deixar seu consumidor falando sozinho, deixando ele sem respostas!

Nelson Araújo. Foto: Fernanda Sales.
A esse respeito Nelson Araújo, jornalista da empresa FENAAB diz: “Atualmente as redes sociais englobam grande parte dos consumidores da internet e, a partir disso, as empresas podem prospectar uma imagem positiva, com ferramentas baratas e de uso interativo. As redes se mostram mais eficientes do que a comunicação padrão, como TV, rádio, jornal impresso”.

As ferramentas digitais permitem uma forma de relacionamento mais rápida e prática no dia-a-dia, gerando maior interatividade, facilitando a forma de contato e simplificando a troca de informações. Além do contato direto e aberto com as empresas, também é possível fazer novos contatos no mesmo segmento ou na mesma área de interesse, descobrir as características e desejos do seu público-alvo em relação aos produtos e serviços oferecidos. Uma simples mensagem postada pode ganhar um número de leitores superior ao seu mailing, sem restrição de território e de forma gratuita. As redes sociais também são o principal canal utilizado pelas marcas para monitorarem os consumidores no ambiente online.

O relacionamento online entre empresa x consumidores é impulsionado pelas notícias e informações em primeira mão, a oportunidade de participação em concursos e promoções, a troca de experiências com outros usuários e a possibilidade de interagir e dialogar com a empresa. Os empresários precisam orientar o cliente e chamar a sua atenção de maneira criativa. “Não é só para publicar ofertas. Isso todo mundo faz. O empreendedor precisa agregar valor”, afirma Ricardo Pastore, diretor da consultoria de planejamento estratégico Growbiz.

Antes de aderir a uma rede social e fazer dela um instrumento de trabalho, é preciso conhecê-las a fundo, pois como qualquer outra plataforma, merecem devida atenção, conhecimento e cuidado.

Por Fernanda Lima e Marina Tinoco

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