segunda-feira, 4 de junho de 2012

Saúde

Distrito Federal no ranking da hipertensão
Pesquisa revela que o DF lidera ranking nacional de homens com hipertensão

Comum, mas perigosa. Segundo a Sociedade Brasileira de Hipertensão, todos os anos, mais de 150 mil pessoas morrem vítimas da hipertensão arterial. De acordo com pesquisa realizada pela Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônicos (Vigitel), o diagnóstico é maior em mulheres (25,5%) do que em homens (20,7%). No Distrito Federal, o cenário é diferente. O DF lidera hoje, o ranking nacional de homens com hipertensão — 28,8%. Já nas brasilienses o índice é de 18,1%, terceiro melhor segundo a pesquisa. 

A hipertensão atinge cerca da metade da população com mais de 55 anos e é responsável por 40% dos infartos, 80% dos derrames e 25% dos casos de insuficiência renal terminal. Quando grave ou prolongado, o mal pode provocar dores de cabeça, vômitos, dispnéia ou falta de ar, mas segundo Natália Silveira, farmacêutica, a doença é na maioria das vezes silenciosa. “A hipertensão não costuma apresentar sintomas, o que retarda o diagnóstico e, consequentemente, o uso de remédios e cuidados essenciais no tratamento”, afirma.

Para evitar o desenvolvimento da doença, a melhor alternativa é levar uma vida saudável. O mal costuma se manifestar em pessoas com idade avançada, obesidade e com histórico da enfermidade na família, porém a principal causa ainda são os maus hábitos. Abuso de álcool, tabagismo, sedentarismo e má alimentação estão entre os vilões.

A única forma de saber se a pessoa apresenta o problema é a medição de pressão feita regularmente. Segundo Natália a doença não tem cura, mas quando diagnosticada cedo, as chances do paciente de controlá-la sem a intervenção de medicamentos são maiores. “O brasileiro tem por hábito remediar ao invés de prevenir. Com o brasiliense não é diferente, mas o ideal é que o hipertenso consiga mudar seu estilo de vida, adotando bons hábitos”, conta a farmacêutica.

 Confira as principais causas da Hipertensão e as dicas para manter a pressão 12 por 8, considerada normal.

Fonte: Incor.
Por: Ranyelle Andrade

Nenhum comentário:

Postar um comentário